3 de fevereiro de 2018

Convento de Évora em recuperação

O Convento de S. Bento de Cástris, em Évora, está a ser submetido a obras de requalificação, num projeto que visa devolver ao espaço a sua dimensão espiritual, através da conversão em centro de artes, património e investigação.

Classificado como monumento nacional, foi desde 2014 submetido a intervenções nas coberturas e telhados, requalificação de duas salas, e a criação de hortas, num investimento de cerca de 400 mil euros.

Para o ano de 2018, com fundos aprovados no âmbito do programa Alentejo 2020, a nova fase do projeto contempla a requalificação da ala direita do mosteiro e a beneficiação da instalação elétrica, novamente num investimento de cerca de 400 mil euros.

Para a requalificação do património integrado, que inclui pinturas murais, estuques e massas, foi feita uma candidatura ao programa VALORIZAR, do Turismo de Portugal, que ronda os 364 mil euros.

Fundado em 1274, surge como uma das mais antigas casas religiosas femininas em Portugal, acolheu a Casa de Pia de Évora entre a década de 60 e o ano 2005, encontra-se atualmente desocupado.

(Rádio Campanário / Porto dos Museus)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...