26 de outubro de 2017

Fundo Ambiental vai apoiar projeto no Alqueva

A EDIA saiu premiada com o projeto Unidades de Recirculação de Sub-produtos de Alqueva (URSA) no âmbito do programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular”, promovido pelo Fundo Ambiental Português.

O URSA ficou em terceiro lugar entre as 66 candidaturas apresentadas a nível nacional e irá agora receber uma verba de 50 mil euros para o desenvolvimento de um plano de implementação, após o qual haverá nova avaliação para eleição e apoio de três a oito projetos.

De acordo com o documento enviado pela EDIA à redação da RC, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Soldadura e Qualidade e objetiva “a criação de um conjunto de unidades de recolha, tratamento e transformação de sub-produtos agrícolas em fertilizante para aplicação no solo, distribuídas pelo território do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva”.

“Estas unidades pretendem devolver ao solo os nutrientes que são retirados através da agricultura, reduzindo deste modo as necessidades de adubação e aumentando a rentabilidade das culturas, potenciando em simultâneo a melhoria do solo e das suas funções filtradoras, e contribuindo para uma melhoria da qualidade da água utilizada pelo Empreendimento”, pode ler-se no comunicado.

A EDIA acrescenta ainda que com este e outros projetos “prossegue com o seu propósito de ir para além do fornecimento de água aos agricultores de Alqueva, reforçando o seu contributo efetivo no apoio ao sector agrícola, na promoção do uso eficiente de recursos e na proteção do solo e da água”.

(Rádio Campanário)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...