16 de setembro de 2017

Câmara de Moura investe em centro documental dedicado à oliveira

A Câmara de Moura, no Alentejo, vai criar um centro documental dedicado à oliveira, num investimento de 2,7 milhões de euros, para incrementar a investigação e potenciar a promoção do azeite da região.

O concurso público para adjudicar a empreitada de criação do Centro Documental da Oliveira está “prestes a ser lançado” e as obras deverão começar na “primavera de 2018″, refere o município de Moura, no distrito de Beja, num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a autarquia, o centro vai ser criado a partir da reconversão do edifício do antigo Grémio da Lavoura, em Moura, situado perto do Jardim das Oliveiras e do Lagar de Varas do Fojo.

O centro irá trabalhar “em estreita articulação” com a Biblioteca Municipal de Moura e o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), sedeado na cidade, e “tirará partido da proximidade” do Jardim das Oliveiras e do Lagar de Varas do Fojo.

A criação do centro, que será cofinanciada em 85% por fundos comunitários e integra-se no trabalho de regeneração urbana de Moura “em curso há vários anos”, irá permitir “incrementar” a vertente de investigação na área da olivicultura e “potenciar a promoção do azeite da região, em colaboração com o CEPAAL”.

(DN / Porto dos Museus)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...