3 de abril de 2017

Desenvolvimento rural em Porto Espada


O Município de Marvão e a Junta de Agricultores da Apartadura promovem, na próxima terça-feira, dia 4, no salão da Casa do Povo do Porto da Espada, um Seminário dedicado ao "Desenvolvimento Rural".

Um dos objectivos deste Seminário será discutir a gestão fundiária, como factor essencial ao desenvolvimento rural. Com a valorização deste território, estimulando os sectores produtivos estratégicos e fomentando novos modelos de agricultura, pode conseguir-se um crescimento económico sustentado e combater a desertificação no interior.

No primeiro painel do dia, dedicado ao desenvolvimento rural, Pedro Lynce vai falar sobre "um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o interior". "As novas regras do emparcelamento rural" e os "apoios ao abrigo do PDR 2020" vão ser os temas abordados por Gama Pinheiro e Isabel Abreu, respectivamente.

O segundo painel, onde se vai analisar o "potencial hidroagrícola do regadio da Apartadura", terá como intervenientes, Mondragão Rodrigues e Susana Dias. Com um perímetro de rega de cerca de 400ha, a Apartadura tem potencial para crescimento de soutos de castanheiros, cerejeiras, nogueiras, aveleiras, vinha, horticultura, ou produção animal. Actividades ligadas ao sector primário e que podem ser âncoras de desenvolvimento para o concelho de Marvão.

Francisco Mateus (Presidente da CVRA - Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), José Mata (Consultor de Produção de Azeites), Rui Flores (Técnico de Produção Biológica), Cristina Francisquinho (Técnica de Viticultura), António Melara Dias (Produtor de Azeite) e Miguel Pires (Produtor/investigador de Castanha) são os convidados do último painel deste Seminário, para falar sobre o "Vinho da Talha", o "Azeite de Galega", e a "Castanha DOP Marvão".

(Jornal Alto Alentejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...