14 de fevereiro de 2017

Uma lenda alentejana em dia de namorados...

A Freguesia de Corval é muito rica em estórias e lendas das quais destacamos três, duas das quais relacionadas com a Ermida de Nossa Senhora do Rosário e uma relacionada com o Menir dos Namorados, situado a uns 6 kms a NE de Reguengos de Monsaraz, 500 metros além da povoação de S. Pedro do Corval, a norte da estrada que liga esta povoação da vila medieval de Monsaraz.

Monumento natural de granito em forma de cogumelo, com mais de 2 metros de altura e um chapéu, com cerca de 7 metros de circunferência.
Este Menir simboliza a fertilidade humana, dado que a sua estrutura se assemelha ao útero feminino.

Assim, devido a esta analogia nasceram as lendas e tradições do monumento, e que ainda hoje são seguidas religiosamente - o que se nota bem, visto que o chapéu encontra-se sempre acogulado de pedras soltas que simbolizam casamentos ou amores felizes.

Reza a lenda, que a Rocha dos namorados era o ponto de encontro de dois jovens apaixonados, cujas famílias se odiavam: O pai da jovem já desconfiado da existência dessa relação segui-a e perguntou-lhe o que estava ali a fazer, muito atrapalhada, a jovem disse-lhe que estava a lançar pedras à Rocha para saber quantos anos ainda teria de esperar para se casar. Convidou o seu pai a fazer o mesmo dado que este era viúvo. Para que o seu amado escapasse à ira do seu pai, a jovem disse-lhe que só daria resultado se ele se colocasse de costas para a Rocha e lançasse as pedras com a mão esquerda, logo a primeira pedra ficou no chapéu da Rocha.

Nesse mesmo ano o senhor casou com uma linda mulher, e a jovem continuou a namorar o jovem atrás da Rocha.

A Rocha foi então baptizada com dois nomes: Rocha dos namorados e Pedra do casar.

Manda a Tradição, que na Segunda-feira de Páscoa, dia em que a população sai para o campo comer o borrego, junto à Rocha dos namorados; as jovens solteiras devem ir à Rocha e de costas, lançar 3 pedras com a mão esquerda:

Se cair no “chapéu” a 1ª pedra é porque casa nesse ano.
Se cair a 2ª pedra, casa no ano seguinte.
Se cair a 3ª pedra casará dentro de 2 anos.
Se não cair nenhuma, terá de esperar pela próxima Segunda-feira de Páscoa.

(Junta de Freguesia de Corval)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...