27 de julho de 2016

Museu da Ruralidade celebra cinco anos com atividades culturais

O Museu da Ruralidade comemora cinco anos. Segundo a Câmara de Castro Verde, no distrito de Beja, as comemorações vão decorrer até dia 29 deste mês com atividades culturais na sede do museu, na vila de Entradas, onde está o Núcleo da Oralidade, e nos núcleos nas aldeias de Aivados, Lombador e Almeirim.
As comemorações começam na terça-feira, às 16:30, no Núcleo da Oralidade, com a instalação de espantalhos e pintura de paredes, seguindo-se, às 18:30, a conversa “O museu que somos, o museu que queremos”.

A conversa vai decorrer também nos núcleos do museu nas aldeias de Aivados e Lombador, no dia 27, às 18:30 e às 21:30, respetivamente, e de Almeirim, no dia 28, às 18:30.
No dia 28, no núcleo do museu da aldeia de Almeirim vai ser inaugurada, às 19:00, a exposição “Borboletas de Portugal”, de António Contente.

As comemorações também vão incluir, no Núcleo da Oralidade, no dia 28, às 21:30, uma sessão de cante alentejano ao despique e baldão.
Segue-se, no dia 29, o dia do aniversário, a partir das 18:30, no Núcleo da Oralidade, o lançamento do número 4 dos Cadernos do Museu e o soprar das velas do 5.º aniversário com a participação do Grupo Coral “As Ceifeiras” de Entradas.

O Museu da Ruralidade é constituído pela sede, em Entradas, que tem três áreas expositivas (o Núcleo da Oralidade, uma para exposições temporárias e outra para exposições semipermanentes), e núcleos nas aldeias de Aivados, Lombador e Almeirim.

(Notícias ao Minuto)

24 de julho de 2016

Inaugurado Centro Interativo da Cultura Judaica – Casa da Inquisição


O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, inaugurou o Centro Interativo da Cultura Judaica – Casa da Inquisição (CICJ), na antiga Casa da Inquisição, em Monsaraz.

O CICJ tem como principal objetivo dar a conhecer a memória judaica, homenagear os 80 habitantes de Monsaraz processados pela Inquisição, assim como, descrever a judiaria da vila, tratando-se da primeira obra concluída no âmbito da implementação das “Rotas de Sefarad”, projeto que contempla intervenções físicas, e museológicas, em 18 sítios localizados de norte a sul do território nacional.

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) é a entidade nacional designada como Operador do Programa “PT 08 – Conservação e Revitalização do Património Cultural e Natural”, o qual integra o projeto “Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas”, sendo a Rede de Judiarias de Portugal o operador do projeto.

A inauguração da primeira obra vem materializar o projeto que a DRCC acompanha desde 2013, e cujo prazo de execução se prolonga até abril de 2017. Em breve novos espaços serão concluídos. É o caso do Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, em Alenquer, do Centro de Diálogo Interculturas de Leiria, ou do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita, em Bragança, entre outros. Além das obras em curso está a ser desenvolvido um plano de sinalética para aplicação nos municípios envolvidos no projeto.

(Porto dos Museus)

7 de julho de 2016

Mora tem um novo museu

O concelho de Mora conta desde esta semana com mais um pólo de atracção turística com a abertura do Museu da Barroca – Núcleo Museológico Agro-Florestal, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia local.

O novo espaço apresenta a exposição “Continuidade e Modernidade”, dedicada às diversas transformações sociais e económicas ocorridas no concelho, desde o início do século XX até à actualidade.
Um vasto acervo fotográfico atesta a vida agrícola das gentes morenses ao longo do tempo, documentando as práticas de outrora em contraponto com a realidade dos dias de hoje.

“Pretende-se uma visão integrada da História recente da região, partindo das suas condições naturais e ambientais, bem da observação da população e das suas vivências, a par com as modificações que a inovação tecnológica trouxe nas práticas agrícolas locais”, pode ler-se no folheto de apresentação do local.
O novo pólo situa-se na estrada que liga Mora ao Fluviário, mesmo no desvio que leva o visitante ao Parque do Gameiro e tem espaço para exposições permanentes e temporárias, além de uma pequena loja e zona de convívio no exterior.
A mostra agora em estreia explora os limites entre a tradição e a contemporaneidade, oferecendo um olhar sobre o passado e o futuro do concelho de Mora.

O Núcleo Museológico Agro-Florestal da Barroca funciona de 3ª a 6ª feira, das 14.00H às 17.30H.O preço da visita é de 2,00€. Ao fim de semana funciona das 10.00H às 12.30H e das 14.00H às 18.00H. Encerra à 2ª feira.

(Metro News)

6 de julho de 2016

"Terras sem Sombra" distingue arqueólogo sírio assassinado em Palmira

O Festival ‘Terras sem Sombra’ (FTSS) vai distinguir este ano o o arqueólogo sírio Khaled al-Asaad, assassinado em Palmira às mãos do autoproclamado Estado Islâmico, em 2015.

Segundo o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, que promove o festival, informa que a cerimónia de entregue dos prémios se realiza sob a presidência do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, este sábado, no Auditório do Centro das Artes em Sines, a partir das 18h30.

Khaled al-Asaad, que nasceu e morreu na cidade de Palmira, vai ser distinguido na categoria de ‘Património Cultural’.

A laudatio ao antigo diretor do Departamento de Arqueologia de Palmira vai ser pronunciada pelo ex-presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, e o galardão vai ser recebido por dois jovens sírios, que estudam arqueologia nas universidades de Lisboa e Coimbra.

(Agência Ecclesia)

5 de julho de 2016

Museu Cidade Romana de Ammaia regista aumenta de visitantes

O museu cidade romana de Ammaia, em Marvão, recebeu 8500 visitantes em 2015, um incremento de 25 por cento em relação ao número registado em 2014.

O museu, localizado em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, quer atrair mais visitantes e manter, em 2016, a tendência registada no ano passado.

Segundo a responsável pelo museu, Sofia Borges, o espaço museológico ostenta o imenso espólio recolhido nos trabalhos de escavação arqueológica realizados na área da cidade de Ammaia e está em constante mutação.

Sofia Borges falava à Rádio Portalegre, no âmbito do 15º aniversário do museu, que se assinala quinta-feira, dia 30 de junho, com uma jornada de portas abertas.

(Porto dos Museus)

3 de julho de 2016

Onda de calor no Alentejo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para a onda de calor que se vai sentir particularmente no Alentejo a partir de hoje, com temperaturas altas persistentes em Beja, Évora e Portalegre e por isso de alerta amarelo, condições que se manterão pelo menos até terça-feira.

Com temperaturas a oscilar entre os 18º e os 41º, sugere-se que beba muitos liquidos, evite bebidas alcoólicas e açucaradas e a exposição solar, pelo menos nas horas de maior intensidade do calor.

(Tribuna do Alentejo)