1 de setembro de 2016

Centro de arte contemporânea em Vila de Frades

Cruzando o enotorismo com o turismo cultural, uma das maiores coleções privadas de arte contemporânea vai ser exibida numa quinta vinícola em Vila de Frades, no distrito de Beja.

Um casal milionário holandês decidiu criar um museu de arte contemporânea num edifíco de 450 metros quadrados construído com traços modernos e revestido, parcialmente, a xisto, assinado pelo arquiteto alentejano, Filipe Nogueira Alves. O casal Bruin é um casal de colecionadores que está há alguns anos envolvido no mercado internacional da arte.

A Quinta do Quetzal, em Vila de Frades, no concelho da Vidigueira e distrito de Beja, vai deixar de ser unicamente uma quinta vinícola e promover somente o enoturismo: o Centro de Arte Contemporânea do Quetzal vai abrir as suas portas a 7 de Setembro com entradas sempre gratuitas, promovendo também a arte e o turismo cultural.

Este espaço conta com o investimento de um casal muito envolvido no mundo artístico. A esposa, Inge de Bruin, é diretora de arte de um dos maiores eventos artísticos - a feira internacional Art Basel – e faz parte do concelho de administração do Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque. O Centro de Arte Contemporânea do Quetzal contará com várias peças da coleção privada do casal, que se pensa ser vasta pois estão entre os duzentos maiores colecionadores do mundo, segundo a revista ArtNews.

A abertura deste espaço vai contar com três grandes exposições de artistas norte americanos. Um deles é Pat O’Neill, o pioneiro dos efeitos especiais no cinema e responsável pelos efeitos especiais dos filmes da saga Star Wars, que vai exibir oito trabalhos experimentais produzidos entre 1963 e 1979. Robert Heinecken, na área da fotografia, e Trisha Baga, na área da multimédia e vídeos em 3D, são os outros dois artistas que vão expôr na abertura do centro.

O Centro e Arte Contemporânea do Quetzal vai ter também um programa de mecenato que apoiará artistas locais e internacionais, para que façam exposições e residências artísticas no espaço.

Do centro de Évora sairão autocarros com convidados, pelas 15h, em rumo à inauguração e abertura do espaço. Em Vila de Frades decorre uma visita livre ao Centro de Arte Contemporânea do Quetzal que se seguirá de uma visita à adega e cerimónia que inaugurará o centro e contará com discursos e um jantar que se prolongará na noite.

No dia anterior, jornalistas e especialistas na área dos vinhos farão uma visita semelhante, com prova de vinhos e jantar.

Para o dia 7 de Setembro está prometida a presença “das mais importantes personalidades do mundo da arte contemporânea”. Apesar da garantia, os organizadores não divulgam os nomes. No entanto, sabe-se que os convidados portugueses incluem o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

O Espaço de Arte Quetzal já está aberto ao público, de quarta a Domingo entre as 10h e as 20h, mas a sua inauguração oficial só acontecerá no dia 7 de Setembro.

A inauguração do centro faz-se acompanhar pela abertura oficial de uma loja de produtos regionais, livros de arte e vinhos e de um restaurante cuja carta é assinada pelo chef Pedro Mendes que baseará o seu menu em produtos da zona e da época. O preço do menu é de 19 euros por pessoa.

Neste contexto, a expetativa é grande e o número de visitantes ainda não tem uma estimativa certa, pois o projeto é uma novidade e nunca foi experimentado na região. O Centro procura visitantes portugueses, mas também turistas estrangeiros.

(Lídia Mestre / Tribuna do Alentejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...