20 de maio de 2014

Atenção Montemorenses...

Plataforma online Morbase apresentada em Montemor-o-Novo

Teve lugar no passado sábado, dia 10 de maio, no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, a apresentação da plataforma online “MorBase”, a que se seguiu a inauguração da exposição “Montemor-o-Novo – Património e Identidade”. A apresentação da "Mor Base" teve a cargo da Cromeleque, através de Sira Camacho e Carlos Carpetudo, e de João Marques, Vereador do Pelouro da Cultura. Manuela Pereira, Arqueóloga e Técnica Superior do Município, por sua vez, efetuou uma pequena introdução à exposição, agora inaugurada.

A Morbase é uma plataforma online de divulgação do património cultural móvel e imóvel, material e imaterial do concelho de Montemor-o-Novo incorporando, em catálogo, as coleções à responsabilidade do Município de Montemor-o-Novo, assim como de todas as entidades que se queiram associar ao projeto Morbase, como museus ou outras unidades museológicas, coletividades que promovam recolhas etnográficas, investigadores, colecionadores ou interessados detentores de património histórico e cultural em Montemor-o-Novo.

A Morbase surge com o intuito principal de promover o conhecimento científico relacionado com o património histórico-cultural de Montemor-o-Novo, através das linhas condutoras da arqueologia pública, apresentando os dados e as interpretações científicas ao público em geral, possibilitando, da mesma forma, a interação com a comunidade científica.

Por isso, é importante que, no decorrer da sua consolidação enquanto projeto, a Morbase não seja unicamente para os montemorenses mas também dos montemorenses. A participação da população nestes trabalhos de divulgação do seu património é essencial, na medida em que promove a sua integração e um melhor conhecimento daquilo que é o seu património cultural.

A construção de um trabalho de inventário de património arqueológico termina com a comunicação ao público dos resultados científicos obtidos. A plataforma online Morbase é precisamente isso, o publicar de resultados de anos de trabalhos de inventário desenvolvidos no âmbito do serviço de Património Cultural do Município de Montemor-o-Novo que, durante este período, permaneceu quase oculto do público em geral. Com as capacidades dos sistemas informáticos, num mundo cada vez mais globalizante, a publicação dos dados tornou-se prioritária. É neste âmbito que surge o projeto Morbase, tutelado pelo Município de Montemor-o-Novo.

A plataforma possui, atualmente, quatro campos com os quais o utilizador pode interagir: a Base de Dados de Património Móvel que permite pesquisas simples e avançadas através das coleções incorporadas nas Reservas Arqueológicas Municipais e no Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo; o campo da Promoção à Ciência onde convidamos todos os investigadores que estudem o património histórico de Montemor-o-Novo a divulgar os seus trabalhos; os Documentários históricos em vídeo; e as exposições em linha. Concretamente, nos dois últimos campos a Morbase arrancou este mês com o tema da Cerâmica Montemorense, uma indústria oleira que durante o século XVI terá chegado pela via do comércio a algumas das maiores capitais europeias.

A Morbase pode ser visitada através do endereço AQUI. Qualquer questão relativa à plataforma poderá ser esclarecida através do e-mail geral@montemorbase.com ou através do telefone 266 898 100.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...