31 de agosto de 2013

A Sagrada Aliança - Apresentação em Estremoz


No próximo dia 3 de setembro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Estremoz, irá realizar-se a apresentação do livro “A Sagrada Aliança. Campo Religioso e Campo Político nos Açores, 1974-1996” da autoria do Professor Doutor Álvaro Borralho.

A obra será apresentada pelo Dr. Inácio Grazina, diretor do Jornal Brados do Alentejo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, da Editora Mundos Sociais, do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.
O livro encontrar-se-á à venda no local da apresentação.

As sombras do Alentejo...


30 de agosto de 2013

"Dryland Champions 2013" vai para a LPN em Castro Verde

A Liga para a Proteção da Natureza foi agraciada, no passado dia 17 de junho (Dia Mundial do Combate à Desertificação e à Seca), com o prémio “Dryland Champions” 2013 pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, no âmbito da sua atividade em prol da biodiversidade, do combate à desertificação e da promoção da agricultura sustentável.

A LPN foi a única organização europeia que atingiu a fase final deste concurso promovido no âmbito da Década das Nações Unidas para os Desertos e para a Luta Contra a Desertificação, o que colocou Portugal entre um dos quatro países citados pelo secretário executivo da Convenção, Luc Gnacadja, como promotora de boas medidas de combate à desertificação.

A ação da LPN teve início com um trabalho de salvaguarda da biodiversidade na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Castro Verde, seguindo-se projetos como o “Projeto-Piloto de Combate à Desertificação”, “Sistemas Culturais do Baixo Alentejo Agro 140”, ou os projetos LIFE Estepárias e Rede Rural, entre outros, que tiveram como objetivo implementar sistemas agrícolas sustentáveis nas zonas de maior risco de desertificação. 

Durante a receção do prémio a LPN agradeceu a colaboração e o apoio prestado pelos parceiros envolvidos neste tipo de projetos, nomeadamente, agricultores, universidades, centros de investigação e autarquias, com particular referência à Câmara Municipal de Castro Verde.

Veja AQUI um belíssimo vídeo sobre a biodiversidade em Castro Verde.

Cota de malha do século XIV em tratamento em Ourique

O Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão, em Ourique, está a tratar uma cota de malha em ferro datada do século XIV e que estava em avançado estado de corrosão.
Fonte da autarquia ouriquense adianta ao “CA” que a peça pertence à colecção de armas e outros objectos do Museu da Real Coudelaria de Alter do Chão, sendo que a sua vinda para tratamento e recuperação em Ourique se deve ao facto do Centro de Arqueologia Caetano Mello Beirão “reunir recursos indispensáveis para o efeito, nomeadamente um laboratório equipado com as condições técnicas necessárias e uma especialista em tratamento de metais arqueológicos”, a bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia Helena Vaz.
A acompanhar os trabalhos estão igualmente as estagiárias Ana Carolina Montalvão e Eliana Mello, ambas da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), orientadas pelo professor Jorge Oliveira e com o apoio do Laboratório Hércules, da Universidade de Évora.
Em comunicado, a Câmara de Ourique frisa ainda que a sua aposta no centro de arqueologia se revela, “cada vez mais, uma decisão acertada”, dado serem muitas as entidades “a procurarem os seus serviços e qualidades técnicas”.
“Trata-se de um espaço de conhecimento e estudo disponível e procurado a nível nacional, extravasando, claramente, as fronteiras da região onde está localizado”, acrescenta a nota do Município.
(Correio do Alentejo)

29 de agosto de 2013

Carrilho da Graça vai reabilitar Monsaraz

A vila medieval de Monsaraz, no concelho alentejano de Reguengos de Monsaraz, vai ter um Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização para promover a reabilitação e a valorização do património natural e construído, foi anunciado esta quarta-feira.

Segundo a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, a elaboração do plano já foi adjudicada à empresa JLCG – Arquitetos Lda., do arquiteto Carrilho da Graça.

Este instrumento, que a autarquia explica que visa “promover a reabilitação e valorização do património natural e construído” daquela vila do concelho, junto à albufeira do Alqueva, vai abranger uma área de cerca de 23 hectares.
O grande objetivo passa por afirmar a identidade histórico-cultural de Monsaraz, conferindo-lhe “um carácter museológico-vivencial e de polo na dinâmica turística e socioeconómica no contexto da paisagem transfigurada pela bacia do Alqueva”.

Desta forma, refere o município, vai ser possível estimular “a compatibilização da salvaguarda do património urbano, cultural e de paisagem com os processos das dinâmicas culturais e turísticas contemporâneas”.
(Jornal de Notícias)

Festas de Assumar


Museus de Moura com Web Site inovador

"A diversidade temática dos museus de Moura está bem espelhada nos vários núcleos museológicos aqui existentes. Esta multiplicidade de espaços e espólios contam a História das gentes do Concelho de Moura, constituindo testemunhos preciosos para conhecer o Passado.

Este website, que apresenta informações que visam uma aproximação aos vários tipos de público, detém ainda muitas outras valências que ultrapassam a mera indicação de horários. Através do link ao MATRIZWEB o utilizador poderá pesquisar na nossa base de dados, e consultar os dados disponíveis sobre as peças que compõem o espólio do Museu Municipal de Moura, em constante actualização. Para além desta ferramenta de pesquisa, o utilizador do site pode ainda descarregar conteúdos para GPS, com duas rotas turísticas que o visitante pode usar directamente por forma a usufruir de um circuito turístico no Concelho de Moura, de forma gratuita.

Estamos apostados em melhorar constantemente o serviço público que prestamos.
Obrigado por nos visitar!"

Visite já você também! É AQUI.

Festas em Albernoa


27 de agosto de 2013

Festas de Estremoz



Evocação do cinquentenário do Cortejo do Trabalho

Decorrem este ano 50 anos sobre a realização do “CORTEJO DO TRABALHO” em Estremoz.

Tratou-se, sem sombra de dúvida, da maior manifestação etnográfica e folclórica jamais realizada em Estremoz e que percorreu a Avenida 9 de Abril.
Consideramos importante evocar esse Cortejo pela importância que teve, honrar a memória de todos aqueles que o ergueram e apontá-lo como exemplo à juventude, porque ali estavam reunidos todos os traços da nossa identidade cultural concelhia e regional.

O evento de grande qualidade e fidelidade etnográfica foi registado fotograficamente pelo grande fotógrafo Rogério de Carvalho. É uma mostra desse registo que poderá ser visitado na Sala de Exposições do Centro Cultural. A Exposição ali patente ao público até ao dia 31 de Dezembro de 2013 é um valioso contributo para perpetuar a Memória do que de melhor neste domínio foi feito entre nós e que não é possível repetir, porque o Mundo mudou.

O PONTO ALTO DAS COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DO “CORTEJO DO TRABALHO DE 1963”, SERÁ A SESSÃO EVOCATIVA DO EVENTO, A TER LUGAR A PARTIR DAS 16 HORAS DE SÁBADO, DIA 31 DE AGOSTO DE 2013, NO CENTRO CULTURAL DR. MARQUES CRESPO, NA RUA JOÃO DE SOUSA CARVALHO, EM ESTREMOZ.

XVº Concurso do Mel em Montemor


26 de agosto de 2013

A misteriosa anta da Candeeira


A anta da Candeeira é um monumento megalítico (neolítico - IV/III milénio A.C.) situada na Aldeia da Serra (Serra d'Ossa, entre Estremoz e Redondo) que apresenta uma câmara poligonal, ainda com tampa; o enigmático orifício no esteio de cabeceira, designado usualmente de “buraco da Alma”, estará certamente relacionada com outras utilizações do monumento que não a original. Foi dado a conhecer por Gabriel Pereira, nos finais do Sec. XIX. Classificado como Monumento Nacional desde 1910.


Sines Jazz


Festas no Alandroal


Inauguração do Centro do tapete de Arraiolos



Feira do Monte em Santiago do Cacém


25 de agosto de 2013

Festival da Juventude de Mértola - Ilha dos Sons


Universidade de Évora distingue Empresa e Instituição Cidadãs



A Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora criou, no âmbito do Curso Internacional de Verão 2013 (CIV 2013), a distinção da empresa e instituição cidadã, para a qual podem candidatar-se até 2 de setembro, empresas ou instituições do terceiro setor com sede e/ ou atividade no Alentejo.

Através do CIV 2013, que este ano é dedicado ao tema da Cidadania Europeia, a comissão organizadora objetiva assim, "reconhecer empresas e instituições do terceiro sector que nos seus relacionamentos com todas as partes interessadas tenham revelado, "de uma forma consistente e duradoura uma conduta/ atitude socialmente responsável".

Com a distinção criada será possível ficar a conhecer, para poder reconhecer, o mérito e impacte de ações e projetos que ao nível dos três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e económico), manifestem preocupações com práticas de gestão sustentável, podendo assim assumir-se como organizações cidadãs, ao demonstrarem que as suas atividades têm impactes muito positivos na comunidade em que se inserem.

(Núcleo Empresarial de Évora)

Feira da Luz (Programa detalhado)


Veja AQUI o catálogo / programa online com todo o detalhe.

23 de agosto de 2013

Emmerico Hartwich Nunes

Sem ser filho da terra, Emmerico Nunes é um sineense por mérito próprio. Foi em Sines que casou. Foi em Sines que encontrou, bastas vezes, a inspiração para os seus trabalhos. E foi também em Sines que quis passar os últimos dias da sua vida. Emmerico Hartwich Nunes nasceu em Lisboa em 6 de Janeiro de 1888, filho de pai português e mãe alemã, e tornou-se numa das figuras pioneiras da ilustração e da banda desenhada em Portugal. 
Aos 10 anos já tinha editado o semanário humorístico “A Risota”, com prosa e desenho da sua autoria. Entusiasta convicto de Rafael Bordalo Pinheiro e de Leal da Câmara, acabou por frequentar, por imposição paternal, a Escola Comercial Peixoto, de onde seguiu para a Escola de Belas-Artes de Lisboa. Intrigado com o talento do filho, Silvestre Nunes decidiu mostrar alguns dos seus trabalhos a José Malhoa, que imediatamente o aconselhou a mudar-se para Paris. 


Na “cidade das luzes”, começa então a marcar presença na Académie Julien, na École des Beaux-Arts e nas academias particulares de Montparnasse. Contudo, é em Sines que Emmerico Nunes se casa, em 1920, com Clotilde Edwards Pidwell, e desde então expôs o seu talento um pouco por todo o mundo. 
Passou por Inglaterra, Holanda, Bélgica, Suíça, Alemanha e EUA, mostrando os seus trabalhos em inúmeras revistas e exposições, além de colaborar com várias publicações. Em 1960 é operado e fica com a saúde muito abalada. 
Muda-se então para Sines, onde ainda executou um painel para a Igreja Matriz e pintou vários retratos e paisagens locais, mas a 18 de Janeiro de 1968 acabou por falecer, com 70 anos. Hoje “empresta” o seu nome ao Centro Cultural daquela cidade do Litoral Alentejano.

(in Correio do Alentejo)

Crato 2013 - Skunk Anansie e etc...


22 de agosto de 2013

Há um jovem alentejano que precisa de nós!

Participar é preciso !

A Junta de Freguesia de Santo André e o Grupo de Amigos de Rui Pedro Baião – o jovem santiaguense que luta contra um tumor e que necessita de fundos para um tratamento na Alemanha – organizam, no dia 25 de agosto, uma Caminhada Solidária ao longo da ciclovia de Vila Nova de Santo André. A concentração é no parque de estacionamento da Petrocoop às 18h30 e a inscrição tem o valor de 5 €, que reverte totalmente para a conta de apoio a Rui Pedro Baião. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Jaime Cáceres, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, está esperançado numa boa adesão da população: “A Junta de Freguesia de Santo André, no seguimento daquilo que tem feito ao longo destes anos, tem estado sempre solidária com aqueles que mais precisam. Vamos ajudar o Rui, esperemos que as pessoas ajudem também”. 
É esta também a expectativa do Grupo de Amigos de Rui Pedro Baião, que não se tem poupado a esforços na organização de eventos para angariação de fundos. A onda solidária tem crescido de dia para dia, mas os valores angariados até ao momento ainda não são suficientes para garantir o tratamento do jovem de Santiago do Cacém.

Sete Sóis Sete Luas em Ponte de Sor


Anfiteatro Da Zona Ribeirinha 22h
Entrada Livre

Sábado 24 De Agosto:
Edu Guerrero (Andaluzia)

Sete Sóis Sete Luas em Elvas


Praça Da República 22h
Entrada Livre

Sábado 24 De Agosto
KORRONTZI (País Basco)

21 de agosto de 2013

Apresentação de poldros/as de puro sangue lusitano


Redondo 2013: Festas floridas, traje a rigor...


Sabe o que são as Alcomonias?

Doce típico do Alentejo Litoral, especialmente das freguesias de Santo André e de Santa Cruz, feito de farinha de trigo torrada amassada com açúcar ou mel e pinhões, encontrando-se à venda em feira se festas tradicionais.

As vendedeiras destes doces costumavam ficar juntas, sentadas em cadeiras baixas, expondo à sua frente, em cestas abertas forradas de toalhas impecavelmente brancas, as alcomonias embrulhadas em papel branco, às dúzias; ao lado, colocavam um prato com algumas descobertas para que os clientes pudessem ver e provar.

Nota: “alcomonia” (palavra de origem árabe) – que tem a cor do cominho. Na verdade, a farinha torrada com o mel têm essa cor.

Receita das alcomonias

- 2 Kg de farinha de trigo torrada
- 2 Kg de açúcar amarelo
- pinhões q.b.
- 1 L de água

- A farinha é posta num tabuleiro e vai ao forno a torrar.
- Coloca-se a água ao lume com o açúcar. Quando estiver quase a ferver adiciona-se os pinhões e deixa-se ferver durante uns quinze minutos. De seguida junta-se a farinha torrada, pouco a pouco, mexendo sempre com uma colher de pau. 
- Quando a massa atingir uma certa consistência, tende-se sobre uma mesa, polvilhada de farinha, sendo estendida com o rolo até atingir a espessura desejada; depois cortam-se, à faca, em forma de pequenos losango que secam ao ar; esses losangos são as alcomonias.

(receita recolhida pela Prof. Lena Fernandes / Blog Aldeões)

Grandes Festas em Garvão


SEXTA | 23 DE AGOSTO 

10.30H - Início do Som nas ruas da Vila
20.30H - Missa
21.00H - Procissão
22.30H - Baile com FÁBIO LAGARTO
00.00H - variedades com "MORANGOTANGO"
01.00H - Continuação do Baile 

SÁBADO | 24 DE AGOSTO 

09.30H - Alvorada
14.30H - 1ªCorrida de Homens em Saltos Altos
15.15H - RALLY PAPPER
18.30H - Grandiosa CORRIDA DE TOIROS 
22.30H - Baile com RICARDO GLÓRIA
00.30H - Variedades com JOSÉ MALHOA
01.30H - Continuação do Baile 

DOMINGO | 25 DE AGOSTO 

09.30H - Alvorada
14.30H - Entrega de Prémios
15.30H - Actuação do Grupo - ALMA ALENTEJANA
16.45H - 3ªCorrida de Carros de Mão
18.00H - LARGADA DE TOUROS PELAS RUAS DA VILA
22.30H - Baile com Rúben Baião
00.00H - Fados com: 
-FERNANDA OLIVEIRA
-JOÃO LIMPO
Guitarra Portuguesa:Tó Rui
Viola: Henrique Gabriel 

01:00H - continuação do Baile
05.30H - DJ FREDERICO BARATA 

Fui Tocada Por Um Estendal (adiado para 14 de Setembro)

Por motivos imprevistos e alheios à Câmara Municipal de Estremoz, a instalação ”À espera que a roupa seque”, que um grupo de mulheres de Estremoz iria representar no Lago do Gadanha no passado dia 17 de agosto, não se realizou.

A mesma intervenção foi transferida para o próximo dia 14 de setembro às 21h30.

Integrado nas “Noites de Verão 2013” irá decorrer no próximo sábado, dia 17 de agosto, pelas 22h00, no Lago do Gadanha, o espetáculo “à espera que a roupa seque” produzido por Adélia Alves, Bia Ramos, Isabel Cascalheira, Lena Alves, Lúcia Cóias, Mina Trindade, Olga Alves e São Sebastião.

“Um dia, passo de carro no castelo de Estremoz e vejo um estendal lindo de lençóis brancos. Dá-lhes uma brisa e vejo por trás, ao longo da muralha, uma série de assentos: bancos de carro, sofás velhos, mochos, bancos de cozinha, latas viradas e... pessoas senta­das à espera.

À espera que a roupa seque, pensei eu. Quis lá voltar, a pé, para esperar também que a roupa seque, sem tempo certo, quanto tempo dura o tempo em que te esqueces do tempo? Mas passaram-se dias, meses, anos e quando me mudei para cá em 2009 e procurei o estendal, já lá não estava! Que pena!

Fui tOCADA por um estendal!
E agora convido outros e outras a deixarem-se tocar.
‘Bora lá experimentar!
Evoramonte, um dia qualquer do mês de maio. Luz Câmara”
Para mais informações, poderá contactar os serviços culturais pelo telefone 268339216 ou pelo email cultura@cm-estremoz.pt.

20 de agosto de 2013

Se está no Alentejo, evite o ar livre nos próximos dias

A corrente de sueste de ar quente e seco transportou, para Portugal Continental, nomeadamente para as regiões do Algarve e Alentejo, e com menor intensidade para a região Centro, partículas em suspensão com origem no norte de África.

Este evento natural tem uma intensidade média e terá uma expressão maior durante o dia de hoje, prolongando-se até amanhã.
As partículas atmosféricas referidas têm diâmetro inferior a 10 μm e são inaladas pelo sistema respiratório, podendo ter efeitos adversos na saúde humana, principalmente a nível respiratório.

Neste contexto e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda:

- A população em geral deve reduzir os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

- Os seguintes grupos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral devem, se possível, permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas:
- Crianças;
- Idosos;
- Doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma;
- Doentes do foro cardiovascular;
- Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.

Em caso de agravamento de sintomas contactar a Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.
A Direção-Geral da Saúde acompanha a evolução deste fenómeno e se necessário atualizará esta informação.

Feira histórica em Serpa


"Espelhos da Memória" na Mina de S. Domingos


19 de agosto de 2013

Cais palafítico da Carrasqueira - Alcácer

Obra-prima da arquitectura popular, o cais palafítico da Carrasqueira, único da Europa, é construído em estacas de madeira irregulares, aparentemente frágeis, das décadas de 1950 e 1960, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. Ora estão enterradas no lodo, ora na água, segundo as marés.
Integrada na reserva natural do Estuário do Sado, a aldeia ribeirinha conserva uma impressionante rede de estacaria que se estende centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado.
Ponto de atracção turística, é um dos locais mais visitados no concelho; o cais continua, no entanto, a cumprir a missão para que foi construído: permitir o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar.
Ao longo dos diversos cais erguem-se pequenas casas construídas em madeira, que servem de arrecadações.
(Município de Alcácer do Sal)







Para que se perceba melhor a estrutura veja a imagem de satélite...


(para ver todas as fotos aceda à nossa página do FaceBook na tecla respectiva)

Colecção de arte do município de Évora


Caminhar ao luar de Agosto


Feira de Agosto em Grândola